Em pesquisa  realizada pelo Instituto Data Popular, cerca de 72% dos assinantes de TV  continuam assistindo a TV aberta, mesmo contando com diversos outros  canais disponíveis.
A pesquisa vai mais à fundo e constata  que 39% desses assinantes seguem assistindo a mesma coisa que assistiam  antes, ou seja, Globo e SBT na maioria. Outros 43% chegam apenas a  diminuir as horas que passavam assistindo a programação gratuita. A  pesquisa teve como objetivo principal analisar os hábitos do público  classificado hoje como classe C, que nos últimos anos assinou em grande  número o serviço de televisão paga.
A pesquisa (apesar de trabalhar com uma  pequena fatia da população analisada) é de grande valor para analisarmos  o comportamento dos novos assinantes da TV fechada. Como todos sabemos  nunca o país teve um número tão grande de assinantes como tem hoje, e o  fato aqui é que o conteúdo que a TV paga está trazendo, pode não estar  agradando muito o público “emergente”, como é chamado.
Talvez o uso da TV fechada na maior  fatia da população se resuma à assistir os jogos do time do coração que  não são exibidos na Globo ou na Band. Outra explicação seria a de que a  maioria das pessoas ainda não tem TV por assinatura, o que faz com que  quem não assiste uma novela ou programa de TV aberta sinta-se deslocado  perto de quem tem esse hábito.
Os motivos são realmente inúmeros, mas  todos eles remetem a ainda imatura TV paga do Brasil. Falta conteúdo,  sobram comerciais, falta segmentação, sobram leis que obrigam a presença  de canais abertos em meio aos que o assinante paga. Torcemos aqui para  que a televisão por assinatura brasileira evolua junto com nosso povo, e  vice e versa.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário