ENEM 2013 TERÁ DUAS EDIÇÕES
Enem 2013: Para superar definitivamente as recentes polêmicas sobre o Enem a presidenta da Dilma Rousseff declarou que, à partir de 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, será realizado em duas edições no ano. O anúncio foi feito durante a solenidade realizada no Palácio do Planalto para comemora a meta de 1 milhão de bolsas de estudos distribuídas pelo Programa Universidade Para Todos – PROUNI.
Durante o pronunciamento, a presidenta fez comparações entre o ENEM e o PROUNI e a necessidade de melhoras na realização do ENEM. “O PROUNI também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) sem o Enem? (vale lembrar que todos utilizam como base a nota obtida pelo candidato na prova do Enem). Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria.” Falou a presidenta durante o seu pronunciamento, ressaltando que as mudanças serão implantadas no Enem 2013 para alcançar a consolidação plena do exame.
O evento contou também com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que explicou o motiva pelo qual a edição do ENEM 2012 não teve duas edições. Segundo o Ministro, o que atrapalhou a realização de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio em 2012, foram as ações ajuizadas na Justiça referentes a vazamento de questões aplicadas na prova para um grupo de alunos de um curso pré-vestibular e de um colégio no Estado do Ceará. O Ministro afirma que questionamentos judiciais e do Ministério Publico, não deram a tranquilidade necessária para uma melhor elaboração do processo de aplicação de duas provas do Enem no ano de 2012, questionamentos que serão evitados no Enem 2013.
O Ministro da Educação também disse em seu pronunciamento, fazendo comparações entre o Enem e o ProUni, que o ultimo também recebeu varias criticas: “ se você recuperar as matérias de 2004, existia uma unanimidade contra o ProUni. Todos criticavam, escreviam editoriais, artigos de jornais. A academia não compreendia e os estudantes também não. Hoje, é um programa consolidado em que você vai aprimorando até o momento em que supera as dificuldades e passa para outros desafios.” Falou o Ministro.
O Enem passou a ter grande importância no cenário educacional do país, por esse motivo é grande a expectativa de que todos os seus problemas sejam resolvidos e que sua credibilidade não seja mais abalada com pequenos incidentes que ocorrem durante a sua realização.
Logo mais serão divulgadas novas informações sobre o Enem 2013. Acompanhe nossas atualizações periódicas e últimas notícias sobre o período de inscrição do Enem 2013, resultados, gabarito e calendário do Enem 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário