terça-feira, 21 de agosto de 2012

Valores de Força e Qualidade de sinal no receptor de satélite e o que significam




Quando fazemos o apontamento de antena parabólica a principal indicação de que o nosso trabalho está surtindo ou não efeito são os valores de força e qualidade de sinal no receptor de satélite.
Essa indicação é ainda mais verdadeira se o receptor é novo e não temos um dump de canais para inserir nele e tudo o que nos resta é inserir uma TP do satélite para iniciar o apontamento.
É nesta hora que você fica olhando para os valores de força e qualidade de sinal do TP para tentar encontrar o melhor conjunto, mas você sabe realmente o que significa esse par de valores que aparece na tela?
É por isto que colocamos abaixo varias comparações de valores para que você compreenda melhor e saiba como proceder ao encontrar cada um destes valores, lembramos no que alguns receptores, como os Azamérica, mostram valores mais altos, o que pode não combinar com os valores colocados aqui.

Zero de Força e Zero de Qualidade:

Este conjunto de zero de força e zero de qualidade significa a completa ausência de sinal recebido de sua antena parabólica pelo receptor.
Se você está recebendo este valor de sua antena e já gastou muito tempo com seu apontamento de antena sem ter nenhuma indicação de mudança nestes valores, é melhor você verificar as ligações entre a antena e o receptor de satélite.
Verifique os conectores, as condições do cabo, se a ligação no LNBF está correta e bem apertada e se a entrada em que está encaixado o cabo no receptor é a correta ou você ligou o cabo que vem da antena parabólica na entrada errada.
O cabo que vem da antena precisa ser ligado no receptor na entrada marcada como LNB IN, In from Dish ou Digital In.
É comum que as pessoas liguem este cabo na entrada In from Antenna, o que não é correta e acarreta a falta de sinal no receptor de satélite.
Outro erro que pode ocorrer e você pode ter dificuldade de identificar é quando o cabo entra em curto e ocorre então um erro no LNBF, a mesma dificuldade pode ocorrer se o cabo apresentar humidade o que pode acarretar perda de sinal.

0 a 30 de Força e 0 de Qualidade:

Se você está verificando estes valores em seu receptor significa que você provavelmente está recebendo apenas ruídos do sinal, o mais provável é que você tenha obstáculos entre a antena parabólica e o satélite.
A solução é encontrar um local onde instalar a antena parabólica onde existe visada para o satélite, ou seja, não há nenhum obstáculo entre a antena parabólica e a linha em que ele está apontando para o satélite.

40 a 60 de Força 0 de Qualidade:

Neste nível de força o mais provável é que aconteceu é que a antena já encontrou o satélite mas ainda não está no alinhamento correto e ainda precisa ser feito mais ajustes no apontamento. Leia nosso artigo Sequência correta para um apontamento de antena mais fácil e refaça os passos de apontamento da sua antena para corrigir o apontamento da antena.
Se a antena já estava instalada e funcionando e estes valores apareceram, o mais provável é que a antena se moveu por causa de vento forte ou alguma coisa que tocou a antena provocando o movimento, o melhor é refazer o apontamento da antena conforme o artigo que indicamos acima e apertar bem os parafusos que fixam a antena depois que tudo estiver certo para que a antena não se mova novamente.

40 a 60 de Força e 30 a 70 de Qualidade:

Neste nível de força e qualidade você já está conseguindo captar a imagem do canal no entanto vários canais devem estar picontando a imagem e o som deve estar fora de sincronía com a imagem. A mensagem Sem Sinal deve ocorrer também sob estas condições.
O que se precisa aqui é fazer um ajuste fino da sua antena, então nada de movimentos bruscos pois você está com a antena no caminho certo, comece por corrigir o LNBF, coloque ele um pouquinho para cima, um pouquinho para baixo para ver se o sinal muda para melhor; depois tente movimentar o prato um pouquinho para cada lado sempre em busca de melhorar a qualidade e força do sinal.
Quando dizemos um pouquinho é um pouquinho mesmo, neste ponto em que está o seu apontamento, um milimetro de mudança pode fazer diferença e não é modo de dizer, movimente o menos possível o prato e o LNBF, em questão de milimetros mesmo.
Se não mudar o erro vai estar na elevação e você deve tentar corrigir a elevação em questão de mlimetros também, leia o nosso artigo Ajuste Fino para Apontamento de Antenas Parabólicas Banda KU para aprender a fazer o ajuste fino da sua antena.
Uma boa forma de se fazer o ajuste fino da sua antena parabólica Banda KU é ter um ajudante que esteja fazendo o ajuste por trás da antena, com isto ele terá condição de movimentar a antena com mais precisão, enquanto isto você pode ficar em frente à televisão observando as mudanças que ocorrem na força e qualidade de sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário